praca-do-futuro1.png

Uma história de superação e beleza

 

IMG_20150123_111840126_HDR

 Aulas de Moda e Design do SENAI/CETIQT

 

O ano de 2015 vai ficar marcado na história da Onda Carioca. O sonho de criar uma Escola de Moda, Costura e Design de Lonas se tornou realidade. Tudo começou em abril de 2011, quando em uma pequena sala da associação de moradores do Terreirão a ONG passou a realizar oficinas gratuitas de corte e costura de lonas. Na época não existiam experiências que ensinassem costura em lonas. Tudo com lona era muito incipiente.  “Andamos bastante por aí antes de começarmos trabalhar com lona. Visitamos cooperativas em comunidades, costureiras em outras cidades, pesquisamos muito na internet. E percebemos o enorme potencial da lona na criação de produtos. Assumimos o desafio de desenvolver essa inteligência criativa, implantamos uma célula de produção de produtos de lona Onda Carioca e inovamos ao oferecermos pra quem precisava descartar lonas dentro da lei os serviços de gestão ambiental do resíduo“, afirma Júlio César da Costa, fundador da Onda.

IMG_0050Chegada das máquinas de costura na associação de moradores

Nem bem começou o projeto a ONG firmou parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol e passou a fazer a gestão de todas as lonas utilizadas nos eventos de voleibol do país. A parceria também contemplava entregas mensais de produtos sustentáveis desenvolvidos com as próprias lonas da CBV. Nos 3 anos de parceria, a ONG transformou mais de 7 toneladas do resíduo lona em milhares de produtos exclusivos CBV/ONDA CARIOCA. 

IMG_0041Todas as lonas do voleibol eram destinadas corretamente. Foram 3 anos de parceria.

Em 2012 foi a vez da ONG ser convidada pra expor o projeto no estande oficial da Prefeitura do Rio durante a Conferência Mundial Rio+20. Uma participação que repercutiu tão bem que ONDA foi contratada pra fazer a gestão ambiental das lonas da Conferência, transformando em mais de 4 mil produtos para as Olimpíadas de Londres. As coisas caminhavam muito bem nos primeiros 18 meses de projeto, com 45 pessoas capacitadas, algumas toneladas de lona destinadas corretamente e milhares de produtos desenvolvidos.

globo-65ew1bovfld1mcttvkh2_originalGLOBOProdutos Onda Carioca Rio+20 para Olimpíadas de Londres.

Até que uma reviravolta na direção da associação de moradores provocou a saída repentina da ONG do local. “Tivemos que interromper toda parte de formação profissional do projeto. Nos mudamos para um quitinete no Terreirão porque não tínhamos grana pra pagar o aluguel de um espaço maior. E concentramos nossos esforços na criação da escola de lona através da Praça do Futuro“, explica Júlio. O desafio era gigantesco. “Como acreditar em um plano tão audacioso em um momento que andamos vários passos pra trás?“, pondera Luciana Accioly, gestora do projeto Costurando. 

container 001Os containers Praça do Futuro que abrigariam a futura escola Onda Carioca

De fato Luciana tinha razão. Todo plano ONDA CARIOCA estava baseado em ideias nunca antes experimentadas. Já seria algo inédito fundar a primeira Escola de Moda, Costura e Design de Lonas do país e ainda  convencer uma instituição de prestígio como o Instituto de Design do SENAI/CETIQT a assumir uma posição de protagonismo no projeto. Agora imagina montar a escola em containers numa praça do Terreirão, praça esta totalmente abandonada?! Pra quem ouvia a história soava como um delírio.

FullSizeRenderLuciana Accioly, gestora do projeto Costurando

Pois a ONDA CARIOCA conseguiu. A ONG adotou na Prefeitura a praça Eurico Alencastro Massot, depois instalou no local containers doados por um amigo, em seguida iniciou a reforma do equipamento juntamente com recuperação da praça, preparou o projeto da escola, convenceu o SENAI/CETIQT a entrar no projeto, enquadrou proposta  na lei de incentivo cultural e finalmente conseguiu o apoio da LIGHT para patrocinar a iniciativa. Tudo isso em menos de 12 meses. “Foi superação total. A partir daí mobilizamos uma rede de parceiros, como a agência NOVA/SB, e mergulhamos no universo da lona“, vibra Luciana. 

IMG_20140712_150755774_HDRImagem do container pouco depois de concluída a reforma

Com início em outubro de 2014 e término em novembro de 2015, o novo Costurando tinha meta de formar 120 pessoas em Moda, Costura e Design de Lonas. Formou 65 pessoas.  O primeiro ciclo do curso de 3 meses teve uma preocupante taxa de abandono de 70%. A  alta taxa de evasão tinha a ver com a estratégia equivocada de ensino.Corrigimos a metodologia do curso para imprimir uma maior vivência prática dos conceitos e fomentamos dinâmicas coletivas com foco no desenvolvimento de coleções“, comenta Luciana. A mudança funcionou bem e no segundo ciclo do curso a taxa de abandono caiu para 40% e no último para 20%. As justificativas mais apresentadas de afastamento foram doença e questões profissionais, como novo emprego e mudanças de horários. 

IMG_20150116_075449652_HDRMudanças na metodologia melhoraram o desempenho do projeto

Já a inovação foi um dos destaques. “Houve uma profunda inovação no desenvolvimento de produtos de lona. Apesar do pouco tempo de curso, os alunos demonstraram enorme criatividade. Foram 36 de trabalhos magníficos, como as coleções Cápsulas, Rock in Rio e Rio 2016“, diz  Luciana. Para Jackeline, ex aluna do projeto, o curso foi algo inovador, demais, mudou minha vida“.

jackeline fotoJackeline

Totalmente gratuito, da inscrição à entrega do certificado de conclusão, o curso sempre teve lista de espera. Para celebrar a formatura, foram realizados eventos na praça com direito a exposição das coleções desenvolvidas pelos alunos e exposição fotográfica do dia a dia do curso. Muito além dos produtos desenvolvidos, os trabalhos em grupos despertaram maior sociabilidade, novos horizontes profissionais e uma autoestima mais elevada. As muitas trocas geraram aproximação e confiança. Quatro alunas se tornaram colaboradoras da Onda Carioca.  

20151113_200026Evento de formatura na Praça do Futuro.

 

Deu tudo certo. Somos muito gratos a CNseg, NOVA/SB, ao SENAI/CETIQT, a LIGHT, enfim, a todos que de alguma forma colaboraram pro sucesso do trabalho.  Apesar desse intervalo nas atividades, já que aguardamos uma posição da empresa pra continuidade do projeto, carregamos no peito a sensação do dever cumprido. Tenho certeza que vamos voltar com mais gás para os novos desafios. Quem sabe nos tornarmos uma escola de upcycling“, conclui Júlio. Alguém aí duvida?

Abaixo uma breve radiografia das avaliações do projeto Costurando 2014-2015.

 gráfico 1A

 gráfico 1Bgráfico 2gráfico 3gráfico 4gráfico 1

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Pinterest
admin

admin

Close Menu