O mercado de bebidas no país esbanja vitalidade. No portfólio de produtos, destacam-se aqueles comercializados em garrafas de vidro e rolhas metálicas, popularmente conhecidas como tampinhas de garrafa. São produtos que têm grande escala de venda e que, apesar de recicláveis, não há no mercado qualquer iniciativa que promova a sua correta destinação. Significa dizer que o resíduo da tampinha é atualmente descartado de qualquer jeito, degradando nossa cidade. A Onda Carioca desenvolveu uma técnica de reaproveitamento da tampinha, transformando esse lixo em luxo. E mais importante: inovou ao estruturar toda cadeia produtiva focada na reciclagem do resíduo.

AS ECOTAMPAS ONDA CARIOCA

Expressão minimalista de uma arte engajada. É o resultado da transformação das tampinhas em objetos éticos e esteticamente atraentes. Com imagens das paisagens cariocas, logomarcas e pessoas, as Ecotampas Onda Carioca podem ser broches, imãs de geladeira e quadros. Mais do que peças carregadas de boa energia e sustentabilidade, as Ecotampas simbolizam uma mudança no conceito de materiais alternativos como fonte de renda.

NA ONDA DAS ECOTAMPAS

É uma iniciativa inédita da ONDA CARIOCA que tem o objetivo de reciclar as tampinhas de garrafa descartadas na cidade do Rio de Janeiro a partir da estruturação da cadeia de serviços focada nessa reciclagem. É a primeira vez que uma instituição assume esse desafio. E o Rio passa a ser a única cidade do mundo a reciclar tampinhas.

Em parceria com a Orla Rio, o piloto do projeto foi iniciado em janeiro de 2013 utilizando 35 quiosques da orla marítima como base de coleta. Em 05 de junho do mesmo ano, a ONDA CARIOCA estendeu a operação piloto para as 34 estações do Metrô juntamente com o lançamento de uma campanha criada pela nova/SB intitulada “Recicle no seu estilo”, que contou com ilustrações do grafiteiro Acme.  Além do desafio da reciclagem, o projeto NA ONDA DAS ECOTAMPAS oferece a pessoas que necessitam de trabalho e renda a oportunidade de aprenderem a técnica de reaproveitamento das tampinhas em ECOTAMPAS.

EDUCAÇÃO e COMUNICAÇÃO

Para ampliar a consciência ambiental dos cariocas e mobilizar as pessoas para participarem do projeto, a ONDA CARIOCA utiliza ações de edutenimento e uma plataforma comunicativa de excelente visibilidade na cidade. O projeto também conta com ações promocionais que buscam amplificar toda estratégia de sensibilização dos cariocas.

Comments are closed.