Moda, costura e design de lonas vinílicas

Popularmente conhecidos como banners, as lonas vinílicas são materiais muito utilizados na comunicação de eventos e propagandas, como as de shoppings e empreendimentos imobiliários. Resistentes e de vida longa, as lonas podem reutilizadas de muitas maneiras, como uma simples ecobag para compras de mercado a exclusivos ecoguarda sóis.

Desde abril de 2011 a Onda Carioca realiza na comunidade do Terreirão, Recreio dos Bandeirantes, rota das Olimpíadas 2016, projeto que ensina corte e costura de lonas para criação de diversos produtos. Nesses mais de 03 anos de atividades, a ONG capacitou 50 artesãs e reaproveitou em torno de 10 toneladas de lonas vinílicas, como as da Rio +20 e do voleibol brasileiro, que foram transformadas em mais de 30 mil produtos sustentáveis.

Essa experiência permitiu que a Onda Carioca enxergasse a poderosa força transformadora da lona na construção de uma economia sustentável, mais cidadã e inclusiva. Por isso propôs e a Secretaria de Estado de Cultura aprovou no âmbito da lei estadual de incentivo à cultura o desafio de transformar o projeto Costurando em um programa de educação continuada em moda, costura e design de lonas vinílicas.

O projeto se insere no eixo temático cultural da Praça do Futuro Terreirão e surge com a proposta de desenvolver a moda e o design no Terreirão e comunidades do entorno pra explorar toda potencialidade da lona nas suas múltiplas dimensões, da inovação na criação de produtos com alto valor agregado à construção de identidades culturais dos participantes e geração de trabalho e renda.

O projeto mantém a costura como atividade chave. Assim como educação empreendedora e ambiental. Na organização dos trabalhos, o SENAI/CETIQT assume o conteúdo de moda. A ONDA CARIOCA a costura, coordenação e meio ambiente. A REDE CIDADÃ as mentorias de empreendedorismo.

O projeto tem o patrocínio da LIGHT, que é responsável pelo premiado programa LIGHT RECICLA, iniciativa que promove a reciclagem nas comunidades cariocas e que tem total sinergia com o Costurando. Patrocinam também o projeto o GOVERNO DO RIO DE JANEIRO, SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA e LEI DE INCENTIVO À CULTURA DO RIO DE JANEIRO.

A nova/SB, a PREFEITURA DO RIO e o movimento TERREIRÃO COMUNIDADE também são apoiadores do projeto.

A reciclagem da lona

O descarte da lona vinílica requer cuidados. Pela legislação brasileira é crime incinerar lonas vinílicas sem os equipamentos e condições adequadas. A incineração libera substâncias tóxicas, como o ácido clorídrico, que oferecem risco à saúde e ao meio ambiente.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos recomenda o reaproveitamento da lona como a melhor solução. Já a reciclagem esbarra em custos elevados.

Somos credenciados pela COMLURB para trabalhar na gestão de materiais recicláveis e oferecemos para aqueles que precisam descartar as suas lonas de maneira responsável os serviços de coleta, transporte, pesagem, emissão de relatórios, limpeza, armazenamento, corte, gestão de marcas e costura. Estendemos a vida útil da lona transformando-a em bolsas, acessórios e exclusivos ecoguarda sóis.

Dentre os eventos que fizemos a gestão ambiental das lonas, destacam-se a Rio +20, Carnaval de Rua 2012 e a Jornada Mundial da Juventude.

Se você utiliza lonas vinílicas, saiba como acessar os serviços ambientais do projeto COSTURANDO. Clique aqui.

quero participar

Comments are closed.