Praça é o nosso negócio

Se o mundo melhor depende das boas relações comunitárias, a praça é o lugar ideal pra desenvolvê-las. Aproximar, dialogar e explorar as muitas possibilidades que tem pra oferecer é nosso desafio.

Comunitarismo

As relações comunitárias são a base pra construirmos um mundo melhor. A comunidade unida, solidária é sempre mais forte. O desafio é desenvolver esses laços. Acreditamos que as praças são perfeitas pra isso.

Cidadania

A cidadania é uma mão de via dupla, de um lado direitos, do outro deveres. O cidadão é alguém consciente e responsável na vida em sociedade. Nossa bandeira é transformar praças em polos de cidadania e sustentabilidade.

Empreendedorismo

Uma comunidade sustentável se faz com oportunidades de trabalho e renda para seus moradores. E as praças podem desempenhar papel importante para o fomento de iniciativas empreendedoras de impacto social na própria praça e entorno.

O que é a Praça do Futuro ?

A Praça do Futuro é um modelo inovador de gestão das nossas praças que rompe paradigmas e gera valores pra toda uma comunidade que vive no seu entorno. A iniciativa acredita no poder da sociedade civil organizada de ocupar e gerir esses espaços, explorando sua potência como lugar único de debates, sociabilidade comunitária e transformação social.

Conceito

Visão

Objetivo

Princípios

frentes de atuação

Na concepção da Praça do Futuro as iniciativas de inclusão social devem caminhar juntas com aquelas que promovem autonomia financeira da tecnologia. Diversificarmos os meios de mobilização de recursos para reduzirmos o risco de interrupção dos projetos é diretriz fundamental. E neste particular os negócios sociais ocupam papel de destaque.

Projetos

Os projetos Onda Carioca acontecem prioritariamente na Praça do Futuro. A estratégia é expandir a função social da praça de maneira mais eficiente possível. Os projetos atuam em formato de cluster, agrupados e colaborando entre si, o que amplia a visibilidade dos apoiadores, potencializa resultados e gera economia de recursos. Alguns projetos são da iniciativa da Onda, outros dos coletivos que atuam na praça.

Primeira Escola de Upcycling de Lonas do país que promove a capacitação em Moda, Costura e Design de Lonas.    

Premiado encontro de Hip Hop que acontece quinzenalmente e que reúne diversas manifestações artísticas, como Cinema, Exposições Fotográficas, Shows de Rap,  Batalhas de MCs, Performances Graffiti e Bboys.

Projeto de humanização de crianças e jovens através da literatura e atividades como mediação de leitura, leituras teatralizadas e música, além da gestão da biblioteca comunitária da Praça do Futuro.

Iniciativa que trabalha o Futsal como ferramenta para promover a integração, o desenvolvimento humano e o melhor desempenho escolar de crianças e jovens da favela do Terreirão.

O projeto promove oficinas de percussão para jovens e adultos, além de ensaios abertos para apresentação no carnaval.

Encontro comunitário de Hip Hop com periodicidade quinzenal que acontece aos sábados na Praça do Futuro Terreirão.

Trailer de comida vegana e vegetariana que também funciona como espaço pra oficinas de alimentação saudável na Praça do Futuro Terreirão.   

Serviço de gestão ambiental do resíduo lona vinílica que compreende a coleta, transporte, limpeza, corte, gestão de marcas, emissão de relatórios e transformação em produtos.

De guarda sóis a capas de pranchas de surf, passando por bolsas de diferentes estilos, os produtos da Onda são antenados com a economia criativa do upcycling e comprometidos com a sustentabilidade.

Negócios sociais

Um dos maiores desafios do Terceiro Setor é a sustentabilidade financeira. Dos mecanismos de mobilização de recursos aplicados à Praça do Futuro, um em especial merece destaque: os negócios de impacto social. Por ser um espaço democrático, vivo, que acolhe pessoas e gera sociabilidade, as praças têm uma vocação natural para atividades comerciais diversas, como quiosques de flores, cafeteria, praça de alimentação etc. O negócio a ser implantado vai depender das características da praça e do perfil do público que vive na região, lembrando que negócios de impacto social são negócios que produzem impacto positivo na comunidade.

Negócios sociais

Um dos maiores desafios do Terceiro Setor é a sustentabilidade financeira. Dos mecanismos de mobilização de recursos aplicados à Praça do Futuro, um em especial merece destaque: os negócios de impacto social. Por ser um espaço democrático, vivo, que acolhe pessoas e gera sociabilidade, as praças têm uma vocação natural para atividades comerciais diversas, como quiosques de flores, cafeteria, praça de alimentação etc. O negócio a ser implantado vai depender das características da praça e do perfil do público que vive na região, lembrando que negócios de impacto social são negócios que produzem impacto positivo na comunidade. Ambiental. Gestão Ambiental Lonas.

Trailer de comida vegana e vegetariana que também funciona como espaço pra oficinas de alimentação saudável na Praça do Futuro Terreirão.   

Serviço de gestão ambiental do resíduo lona vinílica que compreende a coleta, transporte, limpeza, corte, gestão de marcas, emissão de relatórios e transformação em produtos.

De guarda sóis a capas de pranchas de surf, passando por bolsas de diferentes estilos, os produtos da Onda são antenados com a economia criativa do upcycling e comprometidos com a sustentabilidade.

Quem somos

Somos uma associação civil sem fins lucrativos fundada em agosto de 2007 cuja missão é promover o desenvolvimento sustentável das favelas com ênfase na redução das desigualdades sociais.

Nossos Parceiros

Quer fazer parte da Praça do Futuro?

Endereço

Praça Dr. Eurico Alencastro Massot, s/nº, Terreirão, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ CEP 22.795-595

Horários

09:00 – 17.00
Segunda – Sábado

Contato

Telefone: (21) 2490-7398
Email: [email protected]

Close Menu